O British Council é a organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e oportunidades educacionais.
No nosso trabalho encontramos muitas crianças e adultos que estão potencialmente em risco por razões diversas. O nosso objectivo é criar um ambiente seguro no qual nenhuma criança ou adulto sofra danos ou exploração durante o seu contacto connosco.
O British Council está cometido a:
- cumprir as leis e normas relevantes do Reino Unido e internacionais e assegurar o cumprimento das leis locais.
- valorizar, respeitar e escutar as crianças e adultos, minimizando e gerindo situações onde o abuso possa ocorrer, através da manutenção de sistemas fortes de protecção e procedimentos, incluindo planeamento, avaliação de risco e sistemas de salvaguarda.
- partilhar com as partes relevantes as melhores práticas e informações relativas à salvaguarda, mantendo a confidencialidade na medida do possível e envolvendo crianças e adultos, quando apropriado.
- a tomar medidas e a investigar suspeitas de abuso de forma proporcional e apropriada.
Exigimos a todo o nosso pessoal que assegure um comportamento consistente com esta declaração de política global. Também exigimos que os clientes, usuários, parceiros e fornecedores sejam sensibilizados á esta declaração de política global e que operem dentro dela.
Iremos providenciar recursos adequados e apropriados para implementar esta declaração de política global e iremos assegurar que ela seja comunicada e compreendida.
O British Council irá rever esta declaração de política global, anualmente, para reflectir os novos avanços legais e regulatórios e assegurar as boas práticas.
Esta declaração de política global foi aprovada por Scott McDonald, CEO, em Março de 2022 e deverá ser revista em Março de 2023.
Definições:
Uma criança é definida no British Council como qualquer pessoa que não tenha atingido o seu 18º aniversário (UNCRC 1989), independentemente da idade da maioria no país onde a criança se encontra, ou no seu país de origem.
Os adultos em risco são definidos como qualquer pessoa com 18 ou mais anos de idade:
- que se identifique como incapaz de cuidar de si próprio ou de se proteger contra danos significantes, exploração ou negligência; e/ou
- é entendido como estando em risco, o que pode ser devido a fragilidade, desalojamento, problemas de saúde mental ou física, deficiências físicas ou de aprendizado, e/ou é afectado por desastres ou conflitos.
Dentro desta política, o nosso pessoal não está incluso na definição de adultos em risco, uma vez que estão cobertos pela política de recursos humanos (RH) e outras políticas organizacionais.