Trabalhamos com o governo moçambicano e outros parceiros locais para:
- Oferecer oportunidades aos decisores de políticas, funcionários do Ministério da educação, directores das escolas e professores para se conectarem com seus parceiros na África Subsaariana e no Reino Unido, directamente e virtualmente (em on-line).
- Conectar os jovens aprendizes para o acesso ao desenvolvimento profissional através de oportunidades de aprendizagem avançada da língua inglesa, e obter o reconhecimento em todo o mundo.
A seguir estão alguns dos exemplos das nossas histórias de sucesso, como resultado da parceria.
Capacitação de Professores de Inglês
O nosso trabalho na capacitação de professores visa apoiar o desenvolvimento de professores em Moçambique, fornecendo ao professor ferramentas pedagógicas e formação de professores de língua inglesa. O British Council em parceria com o Ministério da educação realizado treinamentos de ensino da língua inglesa em todas as 11 províncias de Moçambique, atingindo mais de 2.000 professores de ensino de Inglês em todas as escolas secundárias nos últimos dois anos. Como resultado, mais de 500.000 alunos do ensino secundário em Moçambique beneficiaram indirectamente desta formação.
O British Council distribuiu rádios MP3 alimentados por energia solar, pré-carregado com conteúdos áudio de ensino da língua inglesa para as escolas secundárias em todo o país. Estes ajudam os professores a melhorar a qualidade de ensino da língua inglesa nas escolas com recursos limitados.
O British Council transmitiu cinco séries do seu programa de rádio popular denominado “Obla Air” para o seu público em todo o país, em parceria com a rádio Moçambique. Este programa alcançou uma audiência de milhões de estudantes de língua inglesa em todo o país.
Connecting Classrooms (Parcerias escolares)
Encorajamos escolas moçambicanas a formar parcerias internacionais e colaborar com os seus parceiros em projectos de currículo comum com as escolas em toda a África e no Reino Unido. Podemos ajudar e apoiar as escolas a trabalhar em conjunto com seus parceiros internacionais. Neste momento, temos cerca de 50 escolas parceiras e este número tende a aumentar constantemente.
Professores e alunos de algumas destas escolas visitaram seus parceiros no Reino Unido e seus parceiros do Reino Unido fizeram visitas recíprocas a Moçambique. Estas visitas foram altamente benéficas para ambos os lados (Moçambique e Reino Unido) onde professores, alunos e a comunidade tiveram a oportunidade de interagir uns com os outros, compartilhar ideias e trocar experiências.
"Sem o programa Connecting Classrooms, nunca imaginei que poderia ter esta grande oportunidade de interagir e aprender sobre novas culturas de outros países". Diz um dos alunos da escola do Noroeste em Maputo.
Como parte do nosso trabalho no programa Connecting Classrooms, já treinamos mais de 100 directores de escola e funcionários do Ministério em liderança escolar. Treinamos mais de uma centena de professores em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e Cidadania Global e fornecemos a milhares de crianças em idade escolar o acesso a materiais deste programa.
Inspiração internacional
Inspiração internacional é o programa legado dos jogos olímpicos de Londres 2012, que implementado em parceria com a UK Sport, UK Trust (ambas organizações baseadas no Reino Unido) e parceiros locais, UNICEF, Right to Play, Ministério da educação, Ministério da juventude e desportos e Comités Olimpico e Paralímpico nacional.
Este foi implementado em três níveis: com os decisores políticos, profissionais e directamente com crianças e jovens. Já apoiámos decisores com políticas nacionais que promovem a educação física (PE) e desporto nas escolas. Como resultado, um manual de Educação Física foi desenvolvido e distribuído nas escolas.
Professores e jovens desenvolveram habilidades e tiveram acesso a recursos de treinamento para tornar as aulas de Educação Física mais significativas, inovadoras e emocionantes para as crianças. Conectamos escolas moçambicanas com as do Reino Unido através do programa Inspiração internacional, criando parcerias escolares que focalizam a utilização da Educação física e do desporto nas escolas para alcançar resultados positivos para os alunos e jovens bem como a comunidade em geral.
Inspiração internacional foi implementado em 21 países (incluindo o Reino Unido): Azerbaijão, Bangladesh, Brasil, Egipto, Etiópia, Gana, Índia, Indonésia, Jordânia, Malásia, Moçambique, Nigéria, Paquistão, Palau, África do Sul, Tanzânia, Trindade, Tobago, Turquia, Uganda e Zâmbia. Ė de realçar o papel do grupo de trabalho de Educação física para o sucesso da implementação deste programa em Moçambique. O papel da Task Force, uma equipa multi-sectorial de coordenação, foi crucial para o sucesso na implementação do programma em Moçambique.
Apesar de que a Inspiração Internacional chegou a um fim formal em Março de 2012 em Moçambique, o sucesso do programa fez com que seu impacto continue a ter um efeito para os próximos anos.